Resoluções 2019 #1

Nunca fui uma grande fã de fazer resoluções. Estas acabam por ser quase sempre repetitivas todos os anos: ter mais cuidado com a dieta, treinar mais, encontrar o amor, focar-me mais no trabalho, planear mais viagens, bla bla bla. Nada que me faça realmente feliz.

Este ano, nada disso! Este ano será o ano em que vou ser mais consciente com o nosso planeta!

Step 1: Dizer adeus às cápsulas de café 

Sabiam que são vendidas 90 milhões de cápsulas Nespresso por ano no mundo? Este é o equivalente a 40 000 toneladas de alumínio, o que corresponde a 4 Torre Eiffel que precisam de ser recicladas, por ano!

Vejam este site que permite visualizar em directo a quantidade de vendas de cápsulas Nespresso no momento X.

Em 2018, a Nespresso afirmou que reciclava 1 cápsula sobre 5 mas ainda recusa apresentar provas. O que poderia indicar que os pontos de reciclagem na loja apenas foram inventados para dar uma boa imagem à marca (nem se fala do saco de plástico que nos dão nas lojas para reciclar o alumínio).

Na realidade, o alumínio poderia ser reciclado mas as cápsulas são muito pequenas e a sua reciclagem precisa de ser feita com uma técnica muito especifica que se chama pirólise. A pirólise é uma técnica muito dispendiosa que é maioritariamente usada na Alemanha. A França continua sem usar esta técnica e ainda menos Portugal ou os Estados Unidos.

Para além disso, SE as cápsulas fossem recicladas, teriam também um impacto ambiental muito alto. Ou seja não há nenhuma solução boa para melhorar esta maneira de consumir o café.

A única solução para o nosso planeta é sem dúvida voltar a consumir o café na sua forma mais bruta: em grão.

Portanto, a minha primeira resolução de 2019 será trocar a minha máquina Nespresso por uma Delonghi, antes do final do ano. #nopressure

As máquinas Delonghi moem os grãos de café na hora para podermos beber um café delicioso, tal como nos cafés. Adeus cápsulas!

O único defeito da marca vai continuar a ser o preço e o facto de uma parte das máquinas serem produzidas na China.

Ps: Uso o exemplo da Nespresso porque é a máquina que mais gosto e que uso cá em  casa, mas isto é um problema de TODAS as máquinas de cápsulas de café.